Roupa de Formatura

As roupas para a formatura podem ser tanto as para a cerimônia, quanto para a festa. Vamos começar com as para a cerimônia. Estas são as especiais para colação de grau, podendo ser becas tradicionais, que incluem cordão, faixa e jabô, ou do tipo americana. Tanto uma como a outra possui o capelo como ornamento ou acompanhamento. Existem as de cetim, que são mais leves e possuem um brilho sutil e elegante. Também existem as de microfibra. Estas proporcionam um ótimo caimento. Geralmente casas de aluguel de becas disponibilizam vestuários com o símbolo dos cursos. Assim, é possível escolher a cor e o símbolo de cada curso para ser bordado ou aplicado nas vestes.

Já quanto às roupas da festa de formatura, as opções são bem maiores, questão que causa bastantes dúvidas na hora da escolha. Ainda mais porque uma formatura geralmente inclui três eventos: a colação, o baile e a missa. Não dá para trocar de roupa a cada uma dessas etapas, pois elas são realizadas em seqüência. Assim, a escolha deve se adequar a todas elas.
A colação pede algo formal e algo confortável, pois por cima vai a beca, no caso dos estudantes. É bom lembrar que o uso de golas deve ser evitado para não transpor a beca e estragar o visual de formatura. Os sapatos devem ser discretos, pois o formando andará todo o palco para receber o grau. Assim, cores muito vibrantes ou brilhantes devem ser evitadas para não destoar no preto formal do resto da vestimenta. É bom lembrar que não devem ser muito altos, pois a chance de tropeçar em cabos sempre existe.

A da colação e para o baile deve ser confortável principalmente para ficar sentado, pois a colação pode durar bastante tempo. E o sapato também deve ser de um salto agradável para o baile poder ser aproveitado. Os vestidos nesse caso devem ser suntuosos, brilhantes e elegantes, assim como os penteados e maquiagem. Os homens devem vestir fraques ou o que tiver sido definido pela comissão de formatura.

Por fim, a missa pede algo mais simplista, tradicional e pouco brilhante. Evite roupas curtas, extravagantes e muito coloridas. Para os rapazes, a recomendação de evitar bermudas e chinelos é bastante válida. O importante é ser discreto.

Mariana G. Mitsui


 
Pagina ptrotegida contra cópia por Copyscape