Músicas Para Formatura

Formaturas costumam ser pautadas no formalismo (exceção feita às formaturas de publicidade).

Poucos professores e familiares vão gostar de ouvir Ramones no som ambiente.

Portanto as opções mais próprias são músicas clássicas ou músicas populares americanas ou brasileiras.

A música reflete o espírito da turma. músicas modernas para turmas modernas e clássicas para turmas mais contidas.

Algumas sugestões são, além das dicas de algumas músicas:

Escolha para os momentos mais formais ( discurso do paraninfo, anúncios gerais, etc) músicas clássicas ou músicas de artistas populares da Bossa Nova e americanos, não muito agitadas.

Nos momentos do Vídeo da Turma, da confraternização, da entrega do canudo, músicas mais festivas. Sem ser aché, sambão, vanerão, etc. Aí vai do gosto da turma.

Músicas:

Clássicas- “Cavalgada das Valquírias” do alemão Richard Wagner (é só lembrar do filme Apocalipse Now). “Trenzinho caipira” do brasileiro Villa-Lobos ou a “Bachiana nº5” do mesmo compositor. Ainda o compositor Schubert, “Ave Maria” ou ainda, alguma coisa mais “pop” como as músicas do compositor Beethoven, “Moonlight” (sonata) e outra super clássica dele, “Ode à Alegria” e “Sinfonia n. 9”.

Tem também “Hungarian Rhapsody” - Listz (aquela que o Tom e o Jerry tocam no desenho).

Populares: Várias. Sugiro algo um pouco mais inusitado que “Coração de Estudante”. Vejam as músicas do cantor Cole Porter (Let´s Do It, entre outras) ou uma música do Frank Sinatra como “My Way” (afinal todo formando acaba gostando da letra e os pais vão adorar).
Existe a versão My Way tocada pelos Sex Pistols (mas não aconselho) a menos que seja formatura de Publicidade.

Ainda, música de compositores considerados clássicos como Miles Davis e John Coltrane.

Brasileiras: Coração de Estudante jamais (ninguém agüenta mais). Tão pouco “Mudaram as Estações” do Renato Russo. Tem o CD do Renato Russo em Inglês “Stone Wall Celebration” com várias boas músicas. Tom Jobin combina bem com o momento do Discurso. Não briga com o orador. “Águas de Março”, “Anos Dourados”, “Eu sei que vou te amar”... Djavan – “Flor de Liz”que é uma boa substituta para “Coração de Estudante”.

Porque não Marisa Monte ou Arnaldo Antunes com sua voz retumbante?

Para aqueles mais modernos: Rolling Stones – “Like a Rolling Stone” ou “You can't always get what you want” (já ouvi em formatura e fica muito bacana, principalmente na parte final ou quando passa a animação no telão do vídeo da turma). É a música de um comercial da Nokia. Não tenho dúvidas que se a formatura fosse minha colocaria também um Chico Science “Da lama ao Caos” para quebrar o gelo.

Na minha, o máximo de arrojo que tivemos foi “Love, love, love” dos Beatles. Beatles tem a aprovação geral. Esperamos ter ajudado.

Por Pedro Washington Júnior

 

 


 
Pagina ptrotegida contra cópia por Copyscape