Cerimonial de Formatura

A Comissão de Formatura é a responsável pela data do Cerimonial de Formatura, sendo responsável pela reserva do local onde está acontecerá, assim como a organização. Feito isso, o Protocolo do Cerimonial de Formatura será entregue à comissão.

O protocolo acadêmico garantirá as pessoas presentes na mesa da diretoria, sendo elas: O vice-reitor, o diretor, o patrono e o paraninfo. O patrono é alguém com destaque no corpo científico da área dos formandos, sendo alguém com bastante notoriedade e conhecimento. A escolha é feita por votação. Já o paraninfo é um professor ou profissional da área com carisma e que possua a afeição e prestígio da turma de formandos. É também escolhido pelo voto.

O cerimonial também inclui a prestação de homenagens às pessoas que a merecem. Estas conquistaram o carinho e reconhecimento dos alunos. Pode ser um professor, um coordenador, diretor ou qualquer funcionário dentro da instituição ou ligada diretamente a ela.

Durante o cerimônia, a palavra deve ser dada ao presidente de mesa, ao patrono ao paraninfo, ao orador da turma, ao juramentista e às outras pessoas importantes e de representatividade no ritual da formatura. Assim, o orador da turma, ou seja, a pessoa que discursará sobre as impressões e memórias ao longo do curso, é escolhido pela turma. Seu papel é de grande importância, por isso deve ser escolhido a dedo. Por fim, o juramentista lerá o juramento, recebendo a imposição do grau pela mesa diretora, de forma a representar todos os formandos no dia do Cerimonial.

Mariana G. Mitsui


 
Pagina ptrotegida contra cópia por Copyscape