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TV Cultura apresenta série sobre exclusão racial e política de cotas

21/03/2005 

O programa Projeto Brasil da TV Cultura apresenta, de 23 a 25 deste mês, uma série de reportagens especiais sobre a exclusão social dos negros no Brasil. As matérias serão exibidas no canal 2 da tevê aberta, das 22h10 às 22h30. Temas como a reserva de cotas para negros nas universidades federais; a dívida social do país com a população de afrodescendentes e questionamentos se os negros têm mais dificuldades para acessar escolas e o mercado de trabalho, por causa da cor, serão abordados na série. Confira aqui a programação completa.

Para o pesquisador Amauri Pereira, do Centro de Estudos Afro-Brasileiros, a promoção da igualdade racial é a única maneira do país alcançar mais rapidamente a superação do preconceito. “É isso que está por trás da adoção emergencial de ações afirmativas e cotas”, disse Pereira.

Na opinião do sociólogo e doutor em educação pela Universidade de São Paulo (USP), Walter Praxedes, é necessária uma compreensão estrutural da segregação racial. “Trata-se de entendermos quais os fatores que provocam tais desigualdades para agregarmos contribuições dos vários segmentos da sociedade, como sindicatos, organizações não-governamentais e universidades, para que tais fatores sejam atacados”, comentou.

Zélia Amador de Deus, ex-vice-reitora da Universidade Federal do Pará (UFP), e doutoranda em antropologia, questiona o porquê de inúmeras pessoas concordarem com a proposta de cotas para negros nas universidades e temerem que a qualidade do ensino seja abalada. Por esse motivo, elas defendem ser melhor e mais eficaz recuperar o nível de qualidade da educação básica nas escolas públicas.

Anteprojeto – O anteprojeto da lei da educação superior, a reforma universitária, colocado em debate pelo Ministério da Educação há um ano, destina um capítulo para as políticas afirmativas, em que garante cotas nas universidades federais para estudantes egressos de escolas públicas numa proporção mínima de autodeclarados negros e indígenas igual à proporção de pretos, pardos e indígenas na população de cada estado definida pelo IBGE.

O MEC também apresentou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei nº 3.627/04, que institui o Sistema Especial de Reserva de Vagas para estudantes egressos de escolas públicas, em especial, negras e indígenas, nas instituições públicas federais de educação superior.

Repórter: Sonia Jacinto

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