Últimas Notícias do Mundo Acadêmico:

Fundo amplia abrangência de verbas aos ensinos infantil, fundamental e médio

11/12/2006 

da Folha de S.Paulo

Aprovado na última quarta-feira na Câmara com 328 votos a favor e quatro contra, o Fundeb visa injetar recursos em toda a educação básica pública (até o terceiro ano do ensino médio), principalmente nas regiões mais pobres.

O projeto substitui o Fundef, em vigência desde 1996, no governo Fernando Henrique Cardoso, que atende o ensino fundamental (da primeira à oitava série), mas exclui a educação infantil e média.

Buscando atender as áreas mais carentes do Brasil, em cada unidade da Federação será feito um fundo único com 20% da arrecadação do governo estadual e de cada um de seus municípios.

Como a verba será distribuída proporcionalmente ao número de matrículas, uma cidade com muitos alunos, mas com orçamento pequeno, receberá dinheiro transferido pelo governo estadual e de municípios mais ricos.

Já se o Estado estiver em desvantagem, ele receberá recursos de municípios que estejam em situação mais confortável. O mesmo vale em âmbito nacional. Nos Estados em que haverá muitos alunos para pouco orçamento, o governo federal destinará uma parte dos seus R$ 4,5 bilhões.

Além de privilegiar regiões mais pobres financeiramente, o Fundeb também tem como objetivo induzir o aumento do número de matrículas nos níveis do ensino infantil e médio.

Voltar


 
replica watches ukrolex replica salefake watchesrolex replica ukfake rolex salereplica watches
Pagina ptrotegida contra cópia por Copyscape