Últimas Notícias do Mundo Acadêmico:

Mais de 40% dos chineses não falam mandarim, revela pesquisa

05/09/2006 

da Efe, em Pequim

Enquanto no exterior cresce o interesse por estudar o mandarim, na China 40% da população não fala a língua oficial, revelou nesta terça-feira o Ministério da Educação do país.

Segundo o jornal "China Daily", os dados da última pesquisa nacional, realizada em 2004, mostram que só 53% da população chinesa (1,3 bilhão de habitantes no total) fala o "putonghua", outro nome para a língua oficial, originária do norte do país.

O diretor do departamento de popularização do mandarim do ministério, Yuan Zhongrui, declarou que, apesar dos avanços nos últimos dois anos, hoje em dia "pelo menos 40% dos chineses ainda não falam uma língua padrão".

O mandarim começou a ser promovido num país de enormes diferenças culturais a partir de 1956. Embora a escolarização e a programação de rádio e televisão, sempre em mandarim, favoreçam sua implementação como língua corrente, ainda hoje ele compete com cerca de 80 idiomas e dialetos no território nacional.

"Sem uma língua comum, as pessoas não conseguem se entender. A situação tem se mostrado um obstáculo ao desenvolvimento social e econômico da China", afirmou Yuan.

Ele acrescentou que a maioria dos não-falantes de mandarim é de "analfabetos" e pessoas com muito pouca instrução. A defesa do "putonghua", no entanto, provoca críticas entre os que temem a perda da grande riqueza e variedade lingüística do país.

Voltar


 
replica watches ukrolex replica salefake watchesrolex replica ukfake rolex salereplica watches
Pagina ptrotegida contra cópia por Copyscape